Avaliação Imobiliária: Indicação da Metodologia (Parte 1)

Avaliação Imobiliária: Indicação da Metodologia (Parte 1)
 
Conforme Bráulio (2005, P.18), “Para que uma avaliação tenha características científicas é necessário o uso de estatística avançada, com equação de regressão múltipla, definitiva a partir de amostras da população de imóveis em estudo”. E de acordo com as Normas Técnicas – (ABNT/NBR 14.653) NORMA BRASILIERA de AVALIAÇÃO de IMÓVEIS URBANOS, que se encontra em vigor, utiliza-se cinco métodos de avaliação, divididos em métodos diretos e indiretos.
 
Diretos
 
Método Comparativo Direto de Dados de Mercado; Identifica o valor do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra. Atualmente o mais utilizado pelos peritos.
 
Método Comparativo Direto de custo de Reprodução de benfeitorias; este avalia cenários futuros do imóvel. Trata-se de um Método que identifica o custo do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.
 
Método da quantificação de custo; Identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.
 
(BRAÚLIO, Silvia Neide. Proposta de uma Metodologia para a Avaliação de Imóveis Urbanos baseado em Métodos Estatísticos Multivariados. Curitiba, UFPR, 2005. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Métodos Numéricos em Engenharia da UFPR).
 
 
×