Avaliação Mercadológica Imobiliária é um parecer onde se determina o valor do imóvel conforme as leis de mercado. A avaliação é destinada a todos aqueles que estão realizando negócio; comprando ou vendendo; e/ou simplesmente necessitem de um parecer confiável do valor do imóvel para diversos fins. A valoração do imóvel é feita por meio de trabalho de campo, através da pesquisa de mercado, comparando imóveis e/ou bens que tenham afinidades com o bem avaliado. Portanto, na maior parte dos laudos aplica-se o Método Comparativo Direto de Mercado para que se tenha o valor do bem.
Sendo assim, a avaliação é ciência de medida de valor, trata-se de um conjunto de operações metodológicas e matemáticas que leva a determinação técnica do valor de um imóvel.
Valor
Quantia mais provável pela qual se negocia voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referencia, dentro das condições do mercado vigente.
Preço
É a quantia pela qual se efetua, ou se propõem efetuar, uma transação envolvendo um bem, um fruto ou um direito sobre ele. Ou seja, Preço é o valor efetivo da transação.
Mercado
É definido por um tripé:
O Bem levado a negócio (bens ofertados);
O desejo de vender (ofertantes);
O desejo de adquirir (compradores).
Versa-nos Moreira (1984, p4), sobre o “valor”;
A palavra “valor” é de difícil definição e uso preciso, pois valor é um termo pelo qual o desejo de propriedade é estabelecido com outra propriedade ou com dinheiro, mas não se pode perder de vista as condições sob as quais se chegou ao valor para que ele tenha significado real, pois o tempo, o lugar, a finalidade e as partes interessadas são elementos que afetam a medida do valor da propriedade.
Sendo assim, a situação ideal é aquela na qual existam muitos vendedores, muitos compradores e uma quantidade de bens disponíveis equilibrada com o potencial do mercado, chamamos isso de Lei da Oferta e da Procura.