Avaliação de Imóveis

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS

O Serviço de Avaliação de Imóveis Urbanos tem por objetivo determinar o valor de mercado de bens imóveis através das técnicas de avaliações adotadas pelo mercado e de acordo com as normas vigentes, fornecendo informações precisas e tempestivas para tomada de decisões e suporte para diversas operações.

Os Laudos de Avaliação de Imóveis são elaborados dentro das exigências legais e atendem as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS

A avaliação de imóveis rurais, em princípio, pressupõe sempre a determinação do valor do imóvel como um todo, estando aí incluídas as benfeitorias reprodutivas, não reprodutivas (construções), semoventes, máquinas e implementos agrícolas, como definidas na NBR 14653-3 Avaliação de Bens – Imóveis Rurais.

Os métodos são dotados por essa mesma Norma, a saber, os diretos ( comparativo e de custo ) e os indiretos ( de renda e residual ), com peculiaridades de aplicação a cada componente do valor, ou seja, terra nua, construções, instalações, silos, culturas etc.

Os Laudos de Avaliação de Imóveis são elaborados dentro das exigências legais e atendem as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

AVALIAÇÃO DE imóveis industriais

A principal finalidade da avaliação patrimonial é reconhecer os reais valores dos bens da empresa e, conseqüentemente, demonstrar a sua atual situação patrimonial.

Isso é um benefício para a empresa uma vez que gera conhecimento sobre o quanto seus bens realmente valem no mercado, além de ser informação valiosa na hora da tomada de decisões gerenciais e estratégicas.

Os Laudos de Avaliação de Imóveis são elaborados dentro das exigências legais e atendem as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Realidade do Patrimônio Líquido de uma Empresa

Impairment(test) e avaliação patrimonial

As alterações, definidas pela Lei nº 11.638/07, abrangem, ao contrário do que muitos pensam, todas as empresas e não apenas aquelas consideradas de grande porte. Isso ocorre porque as mudanças foram ratificadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, que é o órgão responsável pelas normas contábeis em vigor no país. Desta forma o pronunciamento técnico emitido pelo CPC, com vistas à uniformização das normas contábeis ao padrão internacional, tem-se transformado em Resoluções do CFC, criando novas ou alterando as atuais Normas Brasileiras de Contabilidade. Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. Tecnicamente trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo.

Na prática, quer dizer que as companhias terão que avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço. Realidade do Patrimônio Líquido de uma Empresa Impairment(Test) e Avaliação Patrimonial Cada vez que se verificar que um ativo esteja avaliado por valor não recuperável no futuro, ou seja, toda vez que houver uma projeção de geração de caixa em valor inferior ao montante pelo qual o ativo está registrado, a companhia terá que fazer a baixa contábil da diferença. Através da Resolução CFC 1.110/07, foi aprovada a NBC T 19.10 que trata da Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Esta Norma é de natureza geral e se aplica a todos os ativos relevantes relacionados às atividades industriais, comerciais, agropecuárias, minerais, financeiras, de serviços e outras. Estende-se aos ativos dos balanços utilizados para equivalência patrimonial e consolidação.

A norma contábil ainda menciona que a entidade deve avaliar, no mínimo ao fim de cada exercício social, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Desta forma, se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo. Este ajuste, com certeza irá alterar os dados dos balanços publicados ou emitidos pelas empresas, mas em contrapartida, contribui para a melhoria das políticas contábeis e aumenta a transparência dos demonstrativos, dando muito mais segurança aos investidores estrangeiros que terão acesso às novas oportunidades de investimento.  

Avaliação de Ativos

A norma ABNT NBR 14653-1, que estabelece os conceitos, métodos e procedimentos que devem ser adotados na elaboração dos laudos de avaliação patrimonial, define avaliação como análise técnica, realizada por Agente de avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data, entendendo-se como bem toda e qualquer coisa que tem valor, suscetível de utilização ou que pode ser objeto de direito, que integra um patrimônio.

A legislação societária (Lei 6.404 de 15/12/1976 e alterações introduzidas pela Lei 11.638 de 28/12/2007) estabelece a necessidade da Avaliação de Ativos a preços de mercado em todos os casos de Incorporações, Fusões, Cisões, Dissoluções de Sociedades ou Ajustes de Avaliação Patrimonial para fins contábeis e fiscais, sendo estes os principais fatos geradores das avaliações de ativos. Em outros casos, pode ser necessária a avaliação patrimonial para atender finalidades específicas, tais como:

Valor de liquidação com ordem de venda (ou liquidação forçada); valor para fins de seguro e Vantagem da coisa feita.

Perguntas frequentes

Se você tiver mais perguntas, por favor entre em contato conosco.

Quando há necessidade de se ter um documento tecnicamente fundamentado sobre o valor de um imóvel, ou sobre, o valor de um ativo imobiliário, a avaliação imobiliária se faz necessária. Logo, são situações comuns onde se deseja avaliar um bem: Inventários; Dissolução Societária; Operações de Compra e Venda; Cobrança de Tributos; Leilões; Atualização de Valor ao Mercado e outros.

A contratação de um perito imobiliário é determinada pela necessidade do cliente, ou seja, quando o proprietário ou investidor quer uma noção clara e isenta do que realmente valem os bens, bem como, para atuar nas diversas situações em que se requerem determinações de valores por parte de alguém que não está envolvido diretamente no negócio, como é o caso de situações judiciais.

Podem ser avaliados todos os tipos de imóveis, sejam eles bens patrimoniais privados, públicos e até mesmo patrimônios históricos. Para que se tenha melhor entendimento, pode-se dizer que terrenos para habitação e/ou comércio, glebas urbanizáveis, casas, apartamentos, salas comerciais ou prédios industriais, fazendas, chácaras, sítios etc.

Valor e preço são conceitos diferentes, ou seja, o valor é um termo intrínseco ao bem e depende das variáveis de mercado, de ambiente e das técnicas adotadas para sua determinação. Por conceito a determinação de valor fundamenta-se em uma situação de negócio entre as duas partes envolvidas, de modo que não haja qualquer pressão externa sobre elas.

O preço por sua vez, depende da situação do negócio, dos interesses pessoais e comerciais das pessoas e instituições envolvidas no processo.

Isso depende do grau de dificuldade sobre os trabalhos a serem desenvolvidos em uma avaliação. Existem diferentes tipos de avaliação e diferentes necessidades, e para cada uma delas, há uma metodologia a ser abordada. Um bom trabalho de avaliação deve conter todos os requisitos técnicos, tratamentos matemáticos e fundamentação bibliográfica, pois somente através da aplicação do rigor científico é que uma avaliação terá a qualidade desejada pelo cliente.

×