O que é o Método Da Quantificação de Custo ou Método Comparativo de Reprodução de Benfeitorias?

Este Método é utilizado para identificar o custo de reedição de benfeitorias, neste caso é comum o Avaliador empregar basicamente o Custo Unitário Padrão da Construção Civil (CUB), calculando o metro quadrado da execução da obra ou por orçamento previamente solicitado a empresas do ramo da construção, caso queira saber o valor que terá de investir para edificar tal imóvel.
 
Gonzáles (1997, p.38), afirma que: O avaliador pode trabalhar sob várias abordagens de calculo, tais como: custo por orçamento detalhado, custo de grandes elementos, custo por unidade de área ou de volume ou ainda comparação com outro imóvel de custo conhecido, fazendo-se ajustes nos elementos distintos. São muito empregados os custos padronizados, tais como o Custo Unitário Básico (CUB – calculado pelos sindicatos regionais de construção civil), e Custo Unitário PINI (Publicado na revista Construção, da Editora Pini), cujo método deste considera o custo correspondente a reprodução original do imóvel evidentemente considerando o estado físico e a funcionalidade.
 
Tendo em vista que há duas claras opções de escolha para que se possa apropriar o valor estipulado do bem, é fundamental que o Avaliador identifique no parecer qual foi sua opção de método, e citar as fontes consultadas em seu Laudo.
 
O custo de reedição da benfeitoria seria o resultado do custo de reprodução subtraído da parcela relativa à depreciação.
A depreciação, que é a perda de valor de um bem devido a modificações em seu estado ou qualidade, pode ser ocasionada pela:
–   decrepitude: desgaste de suas partes constitutivas, em conseqüência de seu envelhecimento natural em condições normais de utilização e manutenção.
–   deterioração: desgaste de seus componentes em razão de uso ou manutenção inadequada.
–   mutilação: retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes no imóvel.
–   obsoletismo: superação tecnológica ou funcional.
 
Portanto, o Método da Quantificação de Custo ou Método Comparativo de Reprodução de Benfeitorias para a avaliação de custos é aquele que considera uma amostra composta por imóveis com projetos semelhantes, a partir da qual serão elaborados modelos seguindo os procedimentos usuais do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado.
×